Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O meu poema

O blog em que o sonho é o principal verso da vida. O ser humano na sua essência. Os sentimentos à flor da pele. O tudo e o nada.

O meu poema

O blog em que o sonho é o principal verso da vida. O ser humano na sua essência. Os sentimentos à flor da pele. O tudo e o nada.

Mandala: o círculo da perfeição

A saúde mental é um fator extremamente importante para o nosso bem-estar.

No entanto, por vezes, com as correrias e agitações do dia-a-dia, acabamos por nos esquecer de estimular o pensamento, a concentração e as demais potencialidades da nossa mente.

A verdade é que, uma mente cuidada pode conduzir-nos ao autodomínio e ao autoconhecimento, premissas indispensáveis na concretização do ser humano.

É nesse mesmo sentido que, as mandalas assumem um papel fundamental, enquanto estimuladores mentais e espirituais.

 

jardim-mandalas_03.jpg

 

 O que é uma Mandala?

 

A mandala é um elemento circular (sendo o círculo o símbolo da perfeição) que simboliza a totalidade, a integração e a plena harmonia, causando sensações de tranquilidade e bem-estar.

As mandalas são verdadeiras fontes de energia, paz e serenidade, que se associam à meditação. Atualmente, cada vez mais pessoas conhecem e aderem a este elemento que, através dos seus maravilhosos e tão distintos padrões, desperta em nós inúmeras sensações e estados de espírito, além de nos manter focados e profundamente relaxados.

 

É, também, através da junção de uma variável paleta de cores, que pintamos e construimos, na perfeição de um círculo, a complexidade de uma personalidade.

 

Porque é utilizada?

 

Estes círculos perfeitos utilizam-se desde a antiguidade e utilizam-se como instrumentos de concentração, de modo a a atingir "estados superiores de meditação".

Atualmente, as mandalas adquirem um papel preponderante nas mais diversas terapias e curas emocionais, dado que, acalmam os pensamentos, afastam a negatividade e concentram em si toda a energia.

Além disso, a criação da nossa própria mandala permite que nos conheçamos melhor e que, dessa forma, possamos encontrar o equilíbrio, remetendo para a reflexão interior e para a concretização dos nossos sonhos e objetivos.

 

Benefícios

 

São inúmeros os benefícios de desenhar ou pintar mandalas. Além de ser uma atividade agradável, funciona também, como suprarreferi, como elemento de meditação, conduzindo-nos à introspeção, reflexão e autoconhecimento. Estes centros de energia apresentam ainda resultados espantosos nos campos da autodisciplina, paz interior, criatividade, imaginação, serenidade, autoestima, autoafirmação e sensibilidade musical, afastando os pensamentos negativos, a ansiedade e o nervosismo a que somos, diariamente, expostos.

 

Significado das cores

 

  • Azul

Significa calma, tranquilidade, paciência, introspeção, responsabilidade, otimismo e segurança.

Favorece a meditação, espiritualidade e apoia a intuição.

 

  • Verde

Sendo a cor da natureza, o verde significa paz, harmonia, ar puro, serenidade, esperança e crescimento.

É uma cor que se relaciona com a calma, com a paz e com a cura, eliminando a ansiedade.

 

  • Roxo

Provoca sensações de encantamento e contemplação, estimulando a criatividade, a imaginação, a concentração e o planeamento e concretização de sonhos e ideais, sendo também relacionada com princípios altruístas.

 

  • Vermelho

O vermelho é a cor da energia, , da vitalidade, do fogo, da força, da imponência, da felicidade, da prosperidade e da atração.

É uma cor que remete para o dinamismo, para a ação e para o amor.

 

  • Laranja

Relativamente menos enérgica que a cor vermelha, esta cor conduz-nos à vida social, à amizade, à congeminação e planeamento, dada a sua relação com a terra.

 

  • Amarelo

A cor amarela significa vida e energia. É uma fonte inesgotável de felicidade que estimula a mente e se relaciona com a sabedoria.

 

  • Preto

Associa-se à formalidade, sedução, sucesso, sofisticação e intensidade.

É ainda símbolo de determinação, confiança  e positividade.

 

  • Branco

Representa a explosão de energia. O todo, a união.

Significa, ainda, pureza, brilho, leveza, paz e tranquilidade.

 

Desenhem e pintem as vossas mandalas! Centrem-se naquilo que vos tranquiliza. Sejam só vocês e o mundo.

 

9 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Seguir perfil

A ler:

Calendário

Setembro 2015

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D